segunda-feira, 17 de junho de 2013

Alianças: Elo de amor e compromisso entre casais

Reconhecidas mundialmente como símbolo de fidelidade entre um casal, as alianças, adotadas pela igreja cristã no século IX, seguem com todo fôlego no imaginário e no desejo dos amantes. A tradicional joia mais-que-especial que representa o elo de amor e compromisso ganhou mil e uma versões apaixonantes - e bem diferentes dos modelos de ferro feitos nos primórdios da tradição.

Curiosidades

São várias as versões sobre a origem e o uso das alianças como símbolo de compromisso. Uns dizem que o anel surgiu entre os gregos e os romanos, outros acreditam que a tradição veio dos costumes hindus. Segundo os egípcios, por exemplo, existe no dedo (anelar) uma veia que está ligada diretamente ao coração - assim, a aliança ali colocada estaria ligada ao símbolo do amor.


Já na Inglaterra medieval, o ritual acontecia da seguinte forma: a noiva colocava a aliança no dedo polegar, daí o noivo ia mudando o anel de dedo e recitando "Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo".

A joia, bem como os anéis de noivado, vai além do que parece à primeira vista com a figura de um círculo, ou seja, não tem fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário